PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NATUROPATIA-PICS

ASSISTA O VÍDEO SOBRE NATUROPATIA

APRESENTAÇÃO

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS em seu documento editado em 2010 e intitulado Benchmarks for training in traditional /complementary and alternative medicine: benchmarks for training in naturopathy, a NATUROPATIA é um conjunto de práticas  ancestrais consolidadas em  conhecimentos filosóficos, técnicos e científicos que visam a promoção e o cuidado à saúde onde o indivíduo é o próprio agente do seu processo de resgate e cura. Os principais sistemas ancestrais estudados e aplicados pelo Naturopata são a fitoterapia, acupuntura, homeopatia, florais, yoga, meditação, nutrição natural, ayurveda, terapias por imposição das mãos, entre outros. No Brasil a Naturopatia é também conhecida como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS e faz parte do SUS – Sistema único de Saúde. O Ministério do Trabalho e Emprego – MTE  reconhece o NATUROPATA através do CBO – Código Brasileiro de Ocupações.

PÚBLICO ALVO

O Curso é dirigido a qualquer profissional interessado na temática da Naturopatia – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que busca a aplicação destes conhecimentos ao nível pessoal e no âmbito de sua atuação profissional específica. A formação é destinada a todos aqueles que possuem diploma de curso superior em nível de terceiro grau.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I-NEE - NATUROPATIA ECOLOGIA E ESPIRITUALIDADE

O curso trata das relações do ser humano com a  natureza ao longo da história da humanidade nas diversas tradições religiosas, filosóficas e sócio- culturais trabalhando os diferentes  olhares  do processo saúde e doença na inter-relação com o meio ambiente.

II–NPC - NATUROPATIA E PARADIGMAS CLÍNICOS

O curso confronta o paradigma corpo-mente  da racionalidade científica bio-médica com o paradigma mente-corpo das racionalidades médicas tradicionais tendo como instrumentos teóricos o modelo cartesiano e quântico respectivamente, abordando também  as múltiplas disciplinas da Naturopatia  e suas aplicabilidades  na  área  da de saúde

III–NSS - NATUROPATIA SAÚDE E SOCIEDADE

O curso  trata  dos aspectos éticos, sociais e profissionais da atuação do Naturopata como profissional liberal  e  como um novo ator no cenário da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Sistema Único de Saúde-SUS.

IV-NNN - NATUROPATIA E NUTRIÇÃO NATURAL

O curso trata dos aspectos  da alimentação natural estudando e diferenciando os diversos tipos de  beneficiamento de alimentos naturais orgânicos e integrais entre outros, e as diversas correntes de alimentação natural tais como vegetarianismo, veganismo, macrobiótica, alimentação viva entre outras.

V–NNF –NATUROPATIA NUTRACÊUTICOS E FARMACÊUTICOS

O curso  estuda os componentes nutricionais e farmacológicos naturais presentes nas frutas, legumes, vegetais, cereais, ervas, folhas, raízes, plantas medicinais,  cascas de árvores, etc e as diversas apresentações e indicações  de produtos  disponíveis.

VI- NMM – NATUROPATIA E MEDICAMENTOS MAGISTRAIS

O curso aborda as diversas categorias de medicamentos naturais manipulados tais como homeopáticos, nosódios, fitoterápicos, florais, antroposóficos, óleos essenciais, óleos medicados, etc e suas diversas aplicabilidades na Naturopatia e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

VII –NTC– NATUROPATIA E TÉCNICAS CORPORAIS

O curso trabalha a promoção da saúde e da longevidade através da adoção   de práticas de relaxamento e contemplação tais como yoga e meditação, entre outras, que visam  a melhoria da qualidade de vida. 

VIII-NPP- NATUROPATIA E PRÁTICAS POPULARES

O curso aborda as práticas  naturais populares tais como cirurgias espirituais, terapias por imposição das mãos, passes magnéticos, garrafadas, simpatias, entre outras.

XI-NPH- NATUROPATIA E PRÁTICAS HOLÍSTICAS

O curso aborda as terapias naturais não contempladas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do SUS tais como Ayurveda, Florais,Medicina Tibetana, Iridologia, Cromoterapia, Mineraloterapia, Hidroterapia, Geoterapia,  Radiestesia entre outras.

X-NPA- NATUROPATIA E PRODUÇÃO ACADÊMICA

O curso aborda as técnicas para elaboração de trabalhos de pesquisa científica dando ênfase à Naturopatia e às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

XI-NES- NATUROPATIA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O curso visa a aplicação prática dos conhecimentos teóricos através de estágio supervisionado, onde o aluno é treinado a utilizar  protocolos terapêuticos conhecidamente eficazes  em agravos comuns, enfocando as principais práticas integrativas e complementares. 

COORDENADORES

Carlos Lyrio

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/2276684404232516

Zara Lyrio

Curriculum Lattes:http://lattes.cnpq.br/2479163125195225

CORPO DOCENTE

Formado por Doutores, Mestres e Especialistas.

CARGA HORÁRIA

Total: 470 horas

CRONOGRAMA

PETRÓPOLIS: Segundo final de semana de cada mês. Sexta das 13h às 22h e Sábado das 8h às 19h.

INÍCIO: 15 de Setembro de 2017

BÚZIOS: Terceiro final de semana de cada mês. Sábados das 8h às 22h e domingos das 8h às 14h

INÍCIO: 21 de Outubro de 2017

INVESTIMENTO

Inscrição: R$ 140,00 +18 parcelas de R$ 498,00.*

*Preço válido para pagamentos em dia. 

CERTIFICADOS E AVALIAÇÕES

O Certificado de Conclusão será fornecido ao aluno com frequência mínima de 75% e nota de avaliação na prova escrita igual ou superior a 7,0 (sete). Após a conclusão das disciplinas, o aluno também deverá apresentar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) cuja nota mínima é 7,0 (sete).

Regulamentado pela Resolução 01/2007 – CES/CNE de 08/06/2007.

 

 
 
Área Restrita
  Login:
  Senha:
 
Nossos Artigos:
 
  
Instituto Roberto Costa


Aguarde...